Comunicação Corporativa Integrada

A COMUNICAÇÃO NO SECULO XXl

A missão da comunicação nos dias de hoje deixou de ser competência e responsabilidade de um único departamento da empresa. Com a popularização da internet e das redes sociais, a integração e convergência das mídias em favor de uma comunicação mais sólida e eficaz é fundamental. Daí a necessidade da Comunicação Corporativa Integrada, que cria uma identidade comum com os diferentes públicos, alinha diretrizes e estratégias da empresa.

Na comunicação do século XXl não há mais espaço para a unilateridade  da informação. De forma integrada, a comunicação passa a levar a mensagem da organização para todos os segmentos sociais em que está inserida. Ela também traz de volta as mensagens de cidadãos, consumidores, jornalistas, governantes, colaboradores, fornecedores, agentes financeiros, investidores entre outros. Nesse novo cenário, a Assessoria de Imprensa deixa de ser a única responsável por conseguir espaços de divulgação e pela manutenção de uma boa imagem da empresa.

O sucesso da conquista constante de espaços na imprensa passa a depender da criação de uma sólida base de profissionais. Com a democratização da informação trazida internet, a comunicação corporativa precisa funcionar em parceria com especialistas como webdesigners, fotógrafos, programadores, entre outros, além de profissionais internos da própria organização. Essa integração de conhecimento e habilidades é fundamental, já que oferecer um bom serviço ou produto não é mais suficiente para manter um excelente market share.